Por Rosângela Cafasso
A matemática está presente em todos os ambientes e podemos explorá-la de várias formas, possibilitando movimentos e dinâmicas que conseguem transcender o olhar para além do objeto.
A Matemateca do IME – USP traz um trabalho totalmente voltado à divulgação da Matemática através da confecção de objetos interativos e assim, levá-los para o acesso da comunidade escolar e público em geral.
Prof. Dr. Eduardo Colli, Mestrado em Matemática e Doutorado em Matemática pelo IMPA, destaca-se na direção da Matemateca do IME/USP e participa ativamente no programa Aventuras na Ciência voltado à produção de kits de introdução às ciências.
Prof. Colli concedeu gentilmente entrevista ao blog MatemaTDIC e contou como surgiu a ideia da criação do Matemateca e sua contribuição para o despertar do interesse à matemática.
Eduardo Colli, Prof. Dr. do Departamento de Matemática Aplicada do IME-USP - Foto: acervo pessoal |
O Prof. Colli relembra que o interesse pela matemática foi através da iniciação científica em sistema dinâmicos, área tanto da matemática quanto da física, levando este estudo a pós-graduação (mestrado e doutorado) na Matemática. O pós-doutorado (entre os anos de 1996 e 1998), Prof. Colli realizou em Paris. Ao retornar de Paris, o professor inicia outro pós-doc em São Paulo, até sair o concurso no IME, em 2000.
Já professor da USP, Colli começou a sonhar em ter um material exposto em ambientes do IME/USP (Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo) como forma de aproximação à matemática.
Neste contexto, Colli lembra do trabalho investido em materiais sobre a teoria dos nós, tema que não se vê no Ensino Médio e como cita, “na verdade nem às vezes se vê na faculdade nem no bacharelado, onde através de uma corda, são atados nós que possibilitam a resolução de problemas e a formulação de conjecturas de forma simples e visual”.
Colli complementa que “o sonho sempre foi de ter um espaço de exposição. Mesmo assim, por meio dos editais das Pró-Reitorias da USP e do CNPq, pudemos construir um acervo, que permite exposições temporárias, mesmo sem ter conseguido um espaço de exposição permanente.”
Com o crescimento do acervo (trabalho principalmente dos artesãos Rodolpho Zukauskas e Carlos Cuba), desde 2016 a Matemateca (Centro de Difusão e Ensino Matemateca) se tornou um centro de referência. Os objetos do acervo são expostos em exposições grandes e pequenas, dentro da USP e fora dela.
Além de informações sobre boa parte do acervo mostradas em seu site (https://matemateca.ime.usp.br), a Matemateca mantém também uma coleção de imagens e vídeos na Wikimedia Commons, o repositório midiático da Wikimedia Foundation.
“O Wikimedia Commons é um projeto multilinguístico mantido pela Fundação Wikimedia com o objetivo de ser um repositório central de imagens e outros tipos de multimídia livre, lançado em 7 de Setembro de 2004, para serem utilizados por todos os projetos irmãos”. (Fonte: WIKIPEDIA. Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Main_Page. Acesso em: 17 jul. 2021.)
Acerca do Wikimedia Commons, o Prof. Dr. Eduardo Colli explana que o uso das imagens do acervo está para todos aqueles que queiram utilizar em trabalhos, pesquisas, artigos, porém, desde que haja a referência dos créditos à Matemateca na fonte.
No site da Matemateca, o visitante encontrará a Anamoforse do Cilindro, a Revolução dos Poliedros e os Fractais: “objetos” geométricos com estruturas autossimilares em infinitas escalas.
Para o blog MatemaTDIC, Colli cita que o estudo dos Fractais (termo cunhado pelo matemático Benoît Mandelbrot) “é algo bonito e que aparece num contexto bem avançado.”
Segundo ele, “os fractais aparecem em sistemas dinâmicos como os conjuntos de pontos e parâmetros que apresentam determinando comportamento qualitativo”.
Um dos destaques neste tema é a Esponja de Menger de blocos de origami “nível 2”, confeccionado pela aluna Carla Teodoro para participar do projeto MegaMenger e que atualmente faz parte do acervo do Matemateca.
Esponja de Menger/criação de Carla Teodoro - Foto: Acervo on-line/ Matemateca IME/USP |
Para manter as ações, construção de novas peças e manutenção do acervo, a Matemateca aceita doações de pessoas físicas e jurídicas por meio de uma conta da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP).
Para realizar uma doação, entre em contato pelo e-mail da Matemateca: matemateca@ime.usp.br ou patty@ime.usp.br.
Acompanhe as novidades e ações da Matemateca também através do perfil oficial no Instagram: @matemateca_imeusp.
Sobre o Prof. Dr. Eduardo Colli
Possui Bacharelado em Fisica pela Universidade de São Paulo (1991), Mestrado em Matemática pelo IMPA (1993) e Doutorado em Matemática pelo IMPA (1996). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Sistemas Dinâmicos, particularmente em dinâmica unidimensional e em baixas dimensões. Atualmente é professor livre-docente no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Dedica-se a atividades ligadas à divulgação da Matemática, destacando-se a direção da Matemateca, do IME/USP e a participação constante na Comissão de Cultura e Extensão do IME.
Fique por dentro de todas as novidades das boas práticas na educação matemática através do Blog Matema TDIC.