Últimas

7/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Entrevista – Aline Lima e os desafios do Designer Educacional na Educação 4.0

O blog MatemaTDIC teve a honra de entrevistar a Designer Educacional Aline Lima, supervisora de material instrucional na YDUQS, nascida em Salvador na Bahia e atualmente residente em São Paulo desde 2017. Aline conta para nós um pouco da sua trajetória profissional e quais são os desafios do Designer Educacional na Educação 4.0 e nas plataformas educacionais. 

 

 Fonte: Midset Educacional Divulgação

MatemaTDIC – conte um pouco da sua trajetória profissional:

Aline: Quando terminei a faculdade de design em 2016, comecei a ministrar aulas presencialmente no Senai, e durante 10 anos segui dando aulas no ensino técnico e em cursos de iniciação profissional. Foi uma experiência muito boa. Atuei também no Senac e aprendi muito durante esse tempo, eu conheci muitas pessoas. Em 2015, entrei numa faculdade pela primeira vez para dar aulas, após sair do Senai, iniciei como professora, mas rapidamente migrei para o marketing, pois tinha feito uma especialização nessa área, gostei muito e acabei me interessando por uma outra vertente dentro da instituição de ensino, mudei do marketing para o Ensino à Distância (EAD) onde vi uma possibilidade de mudança (...) de lá para cá tudo mudou na minha vida, costumo dizer que fui parar nos bastidores do ensino, comecei a preparar os materiais, acompanhar as filmagens, apoiar e orientar os professores, enfim deu super certo e eu acabei sendo transferida para São Paulo em 2017 e estou aqui desde então.

 

MatemaTDIC – como foi a experiência em produzir vídeos para educadores?

Aline: Em 2019 fui convidada a produzir vídeos e na época acabei não gostando tanto da ideia, mais pelo medo da exposição do que qualquer outra coisa, acho que dá uma insegurança (...) não é para todo mundo que sai do quadradinho da sala de aula e vai para o ambiente digital, mas eu tentei a mudança, o mais difícil acho que foi a jornada de aceitação, não é só a gente aprender um universo novo e uma linguagem nova, mas você se aceitar ali diante daquela nova condição (...) a gente começa fazendo muita crítica, fica com vergonha, acha que não está bom que não serve para isso para aquilo, mas no fundo acho que o tempo que a gente perde se julgando, deveria estar aprendendo a fazer algo novo.

MatemaTDIC – quais os desafios da educação no meio digital?

Aline: Este universo digital é bem desafiador, você começa a pensar que precisa cativar pessoas, então você precisa criar uma forma de fazer e que conquiste as pessoas, na internet você compete com muitas coisas e a gente precisa propor algumas rupturas, tentar fazer as pessoas entenderem as coisas de forma mais simples, pois o canal de comunicação pede isso,  você precisa ter um roteiro pra seguir e não dá pra ficar batendo papo igual a gente fazia na sala de aula tentando prender a atenção das pessoas, então não adianta contar piadinha: nada disso funciona no digital. Aqui a gente precisa ser focado, objetivo, porque as pessoas querem aprender alguma coisa, então você precisa ter foco e as histórias que você vai contar aqui são histórias legais que as pessoas se interessem em ouvir, então você pode conduzir o aprendizado, você pode usar o storytelling para contar histórias legais mas precisam ter preparação para realizar dessa forma, então é necessário propor práticas, exercícios, mostrar como fazer e como a gente pode melhorar a cada dia um pouquinho mais, muita gente ainda reclama desse mercado, mas sequer tentou fazer, ou tentou e viu que não era essa moleza toda e acabou desistindo, porque não é tão simples quanto parece: mas dá para aprender sim e digo que é bem legal e bem diferente da sala de aula.

MatemaTDIC – quem é o profissional de Design Educacional?

Aline - A partir da necessidade de criar um conteúdo mais eficaz, mais bem preparado e mais voltado para o universo digital, vem a importância do Designer Educacional, que é o profissional que vai elaborar uma trajetória, vai solucionar um problema educacional, ele que vai definir a jornada do aluno no conteúdo e quais são os recursos que melhor se adequam a cada curso e a cada perfil de aluno. É diferente a linguagem, são diferentes os recursos, vou usar um game, vou usar uma atividade prática, ou vou usar como recurso um vídeo, enfim, vai ter texto, não vai ter texto, o Designer Educacional vai fazer isso, além de criar uma linguagem dentro do próprio conteúdo, ele vai criar aí uma linguagem direcionadora (...) considerando o que realmente é importante ser dito, qual item aqui do meu conteúdo é essencial para que valorize dentro dessa dinâmica e de aprendizagem (...) No ambiente digital precisa ser mais enxuto, mais dialógico, uma  linguagem apropriada para o veículo, então não dá para ser texto acadêmico, não dá para ser textão, não dá para ser vídeos com muito tempo e muito demorados com muita informação, porque ninguém aguenta isso na internet, então hoje uma atividade que demanda muito de profissionais qualificados e com experiência na área. Na internet o professor concorre com muita gente e com muita informação e qualquer coisa pode roubar a atenção do aluno, por isso que a gente fala que precisa ter foco e objetivo é importante. 

 

Vídeo: 6 dicas para engajar seus alunos - Canal Youtube - Midset Educacional
 

MatemaTDIC – sobre o canal Mindset Educacional: como originou a ideia e as possibilidades dentro do campo educacional

Aline:  No canal Mindset Educacional (link do Canal) a gente dá dicas e ensina coisas legais para professores, começou pequenininho só com a ideia de fazer aos poucos, a gente está amadurecendo melhorando e querendo investir mais do nosso tempo no projeto, porque acreditamos que é possível colaborar de alguma forma com essas mudanças que a gente tanto deseja e espera desse mercado. Enquanto aluna, espero essas mudanças do mercado e espero professores diferentes, espero formatos de aulas diferentes, então é isso que estou propondo e tenho um diretor no canal que é super experiente e me ajuda na aprendizagem dessas técnicas, pois também saí do zero (...) hoje consigo mostrar os erros das gravações,  a gente já começou a fazer isso nos vídeos e tem sido bem divertido, estamos em constante aprendizado, melhorando e crescendo então é justo que a gente mostre essa evolução e que não é assim perfeitinho, existe toda uma preparação por trás, todo um processo até chegar no ponto, se você não conhece ainda o mundo digital: pesquise se informe, tem muita coisa pra fazer na internet. Não perdemos a sala de aula como muita gente pensa, ganhamos o mundo de possibilidades com a internet, então tem que explorar esse universo para que a gente encontre algo legal, então acessem o canal se inscrevam, curtam, compartilhem e divirtam-se lá, aprendam alguma coisa é dividam as experiências de vocês com a gente que isso é muito importante. Esses feedbacks são muito positivos, porque conseguimos identificar se estamos no caminho legal.

Fique por dentro de todas as novidades das boas práticas na educação matemática através do Blog Matema TDIC.