- Em Agosto, abordaram temas sobre as Mulheres na História da Matemática (15 publicações);
- Em Setembro, versaram sobre a Beleza da Geometria (18 publicações);
- Em Outubro, abordaram sobre a temática Profissão Professora (15 publicações);
- Em Novembro, apresentaram postagens sobre a Matemática das etnias africanas (15 publicações);
- No mês de Dezembro, criaram o
perfil no Instagram @matematicaporelas e realizaram a apresentação das
professoras participantes no Projeto.
O objetivo do Projeto Matemática por Elas é contribuir com a sensibilidade e excelência para a área da matemática, com postagens individuais e colaborativas, promovendo o empoderamento feminino, a partir do incentivo à participação de jovens e mulheres nas Ciências Exatas.
Por missão, o projeto oportuniza a divulgação de conteúdos matemáticos, encorajando a participação feminina nas Ciências Exatas, onde a visão está sobre a inovaçao com qualidade, linguagem acessível e sororidade.
O trabalho elaborado pelas professoras do projeto ilustra a forte presença das tendências em Educação Matemática, tais como Etnomatemática, História da Matemática e Modelagem Matemática, relacionando conteúdos com temáticas do cotidiano.
A finalidade do projeto consiste no propósito de manter um grupo exclusivamente feminino, com produção de excelência e uma visão sensível frente ao Ensino da Matemática, oferecendo conteúdos brilhantes, palestras, materiais, aulas, trabalhos, textos e cursos na área da Educação Matemática.
Tecnologia digital da informação
As tecnologias digitais e de comunicação ajustaram a cultura educacional formal, às práticas de ensino-aprendizagem. O Instagram do Matemática por Elas possibilita relações mais dinâmicas e ágeis entre os usuários, com foco na linguagem e autoria visual colaborativa. Essa rede social gera um encontro para a Educação Matemática, proporciona troca de experiências, amplia o conhecimento e o engajamento, seguindo uma análise crítica e reflexiva.
Conheça
as participantes do Projeto Matemática por Elas e suas regiões:
Partipantes:
Amanda Sarti - @amanda.sartii
Ana Carolina - @profanacarol.matematica
Carla Danúbia - @terapiamath
Caroline Cardoso - @caderninho_de_matematica
Caroline Seroni - @carol_profmath
Daniele Sena - @prof.dani
Eduarda - @matematicacomfilosofia
Elaine Biancardi - @matematicamania
Elaine Vieira - @uma_jovem_matematica
Elisama Maressa - @_matgram
Jéssica Souza - @matematicar.js
Juliana Silva - @matematicagram
Leilyanne Morais - @leilyannemorais
Letícia Gomes - @leticiaensina
Letícia Prestes - @matematicauai
Lilian Esquinelato - @profalilian.esquinelato
Lorynne Sousa - @simplificamatematica
Lúcia Maria - @profluciamramos
Mônica Sordi - @math_onica
Nayda Stabile - @naydastabile
Raíta Lopes - @professoraraitamat
Renata Gerhardt - @prof_pra_prof
Regiões do Brasil das Participantes do Projeto Matemática por Elas
Araraquara – SP
Barra Mansa – RJ
Brasília – DF
Campos Dos Goytacazes – RJ
Cariacica – ES
Curitiba – PR
Guarabira - PB
Juazeiro do Norte – CE
Juiz de Fora – MG
Nova Olímpia – MT
Rosana – SP
Salvador – BA
São José do Rio Preto – SP
São Paulo – SP
São Roque – SP
Santos – SP
Saquarema – RJ
Seara – SC
Sorocaba - SP
Fique por dentro de todas as novidades das boas práticas na educação matemática através do Blog Matema TDIC.