Últimas

7/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Psicopedagoga do Paraná leva apoio educacional na matemática para alunos com necessidades especiais

A prática pedagógica desenvolvida não requer apenas o conhecimento teórico de uma área de especialização, mas a compreensão do público para o qual se leciona.

A psicopedagogia em conjunto com a matemática permite conhecer perspectivas de investigação que analisam os processos de ensino e aprendizagem em sala de aula.

A Psicopedagoga Marytta, do Paraná, possui a licenciatura em matemática e física e traz as competências básicas para desenvolver o papel do professor investigador na sua prática através de atividades diagnósticas.


Professora Marytta
Arquivo Pessoal - Profª Marytta
 

Em seu perfil no Instagram (@profmarytta), Marytta traz o apoio educacional para à matemática através das flexibilizações das atividades utilizando recursos visuais para atrair a atenção do aluno, principalmente dos que necessitam de atenção especial.

 


Analisar diversos modelos e instrumentos de pesquisa didática para desenvolver investigações nestas didáticas específicas, aprofundamento, de acordo com o roteiro escolhido, Marytta forma a investigação para a inovação da prática docente em matemática.

A psicopedagogia é responsável por melhorar o sistema educacional, proporcionando adequações nos métodos didático pedagógicos que intervêm no desenvolvimento da educação.

Marytta cita o caso do atendimento de um aluno portador de autismo e que estava estudando a introdução de função, a professora encaminhou a atividade para flexibilização onde a psicopedagoga utilizou esquema e cores para buscar a atenção do aluno.

 


Neste contexto, Marytta salienta que em sua atuação tem como foco o aluno e seu ambiente, uma vez que o ambiente é essencial para o sucesso do processo e dessa forma, a flexibilização de atividades matemáticas vem sendo importante para permitir a todos a aprendizagem, cada um no seu tempo e cada um tem a sua especificidade.

A partir da compreensão da análise individual do aluno, Marytta elabora planos de intervenção, em meio a pandemia e as aulas remotas, a profissional trouxe a tecnologia como forma de aprimorar o atendimento, utilizando o Power Point para criar atividades com Gifs, como cita o exemplo de demonstrar uma planificação, ou traçado de um gráfico.

Desta forma, a profissional identifica os fatores que influenciam na concepção de estratégias de intervenção e adaptações curriculares nos contextos de educação e ensino da matemática, considerando as potencialidades e fragilidades, de forma a favorecer e implementar as ações necessárias à tarefa educativa.

 

Fique por dentro de todas as novidades das boas práticas na educação matemática através do Blog Matema TDIC.