A prática pedagógica desenvolvida não requer apenas o conhecimento teórico de uma área de especialização, mas a compreensão do público para o qual se leciona.
A psicopedagogia em conjunto com a matemática permite conhecer perspectivas de investigação que analisam os processos de ensino e aprendizagem em sala de aula.
A Psicopedagoga Marytta, do Paraná, possui a licenciatura em matemática e física e traz as competências básicas para desenvolver o papel do professor investigador na sua prática através de atividades diagnósticas.
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Arquivo Pessoal - Profª Marytta |
Em seu perfil no Instagram (@profmarytta), Marytta traz o apoio educacional para à matemática através das flexibilizações das atividades utilizando recursos visuais para atrair a atenção do aluno, principalmente dos que necessitam de atenção especial.
A psicopedagogia é responsável por melhorar o sistema educacional, proporcionando adequações nos métodos didático pedagógicos que intervêm no desenvolvimento da educação.
Marytta cita o caso do atendimento de um aluno portador de autismo e que estava estudando a introdução de função, a professora encaminhou a atividade para flexibilização onde a psicopedagoga utilizou esquema e cores para buscar a atenção do aluno.
Neste contexto, Marytta salienta que em sua atuação tem como foco o aluno e seu ambiente, uma vez que o ambiente é essencial para o sucesso do processo e dessa forma, a flexibilização de atividades matemáticas vem sendo importante para permitir a todos a aprendizagem, cada um no seu tempo e cada um tem a sua especificidade.
A partir da compreensão da análise individual do aluno, Marytta elabora planos de intervenção, em meio a pandemia e as aulas remotas, a profissional trouxe a tecnologia como forma de aprimorar o atendimento, utilizando o Power Point para criar atividades com Gifs, como cita o exemplo de demonstrar uma planificação, ou traçado de um gráfico.
Desta forma, a profissional identifica os fatores que influenciam na concepção de estratégias de intervenção e adaptações curriculares nos contextos de educação e ensino da matemática, considerando as potencialidades e fragilidades, de forma a favorecer e implementar as ações necessárias à tarefa educativa.
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