Últimas

7/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Professora de São Caetano do Sul explora as possibilidades das sequências didáticas e dá dicas para professores sobre uso de jogos e desafios.


A Prof.ª Dra. Fernanda Beatrice Conceição Nonato, Mestre e Doutora em Engenharia Nuclear IPEN/USP, traz ao canal Descomplicando a Matemática a experiência das experimentações e a motivação de superar o medo da disciplina da matemática abordando conteúdo do Ensino Fundamental I.

Prof.ª Dra. Fernanda Beatrice Conceição Nonato - Arquivo pessoal

Em meio a pandemia do novo coronavírus de 2020, a Prof.ª Fernanda Beatrice recebeu o apoio do marido, Roberto, e criaram juntos um pequeno estúdio com chroma key. A base dos vídeos trata sobre a resolução de exercícios e desafios matemáticos, focando na construção do diálogo como forma de apoiar o professor na sequência didática, e de auxiliar pais nos estudos com os filhos.

Exercício desafio sobre JOGOS DE SENHA parte 1
Canal Descomplicando a Matemática 

No Canva, a Prof.ª Fernanda utiliza a plataforma para criar as imagens que serão utilizadas nas sobreposições no chroma key, a edição é feita através do software OBS Studio, Shotcut e RTX Voice.

Além do Canal no YouTube, a Prof.ª Fernanda também utiliza o Instagram (@fe.beatrice), com o objetivo de ajudar pais, professores e alunos com os anseios da matemática e também mostrar, que se aprende com os erros. Desde os dezessete anos, Fernanda é atuante na área da educação e voluntariado, onde relatou esta experiência para o MatemaTDIC:

“Desde os meus dezessete anos eu trabalho com crianças, eu era evangelizadora no centro espírita. Eu sempre fui atuante nessa parte de evangelização. Já trabalhei com jovem, já trabalhei com idosos. E sempre levei jeito com crianças, apesar deu seguir uma carreira de pesquisa, uma carreira acadêmica, eu sempre gostei de trabalhar com crianças. E quando eu fui para uma escola construtivista, achei que daria aulas só para os avançados, porque nessa escola, eles têm um núcleo de estudo de matemática avançada, por exemplo, no fundamental um, para as crianças que querem prestar olimpíadas. (sic).”

Depois disso, Prof.ª Fernanda salienta que ama trabalhar com crianças e sente como se estivesse fazendo uma mini iniciação científica com as crianças, trabalhando a concepção construtivista, pesquisando, lendo livros, compreendendo como trabalhar com as crianças a matemática. Inspirada pela autora Cecília Parra, Fernanda estudou vários autores relacionados ao saber matemático e com isso, apaixonando-se mais cada vez mais por esse assunto, ajudar as crianças a se potencializarem na matemática

Com a pandemia, a Prof.ª Fernanda começou a fazer muitas reflexões a respeito de tudo que estava acontecendo e juntando sempre essa inquietação, em como ajudar, como fazer intervenções apropriadas ainda mais agora que as crianças estão dentro de casa e precisavam da orientação dos pais. 

Ao formalizar tanto o Canal quanto o perfil no Instagram - Descomplicando a Matemática, a Prof.ª Fernanda amplia o diálogo no modelo que as crianças veem a matemática e juntamente com isso deu o início ao estudo da Neurociência Aplicada à Educação, trazendo argumentações que norteiam o conteúdo, conforme explana:
 
Como é que as crianças aprendem e isso está muito relacionado a postura dos pais, a postura da sociedade, a postura que os professores têm e que nós temos. As crianças vão criando crenças, entre outras mentalidades sobre aprendizagem e muitas vezes isso dificulta. E no meu canal é isso que eu vou fazer, eu preciso ajudar as crianças, mas como eu vou ajudar as crianças? Ajudando os pais? Ajudando os professores? E aí, foi aí que deu o start, assim, eu demorei algum tempo para fazer isso, demorei uns quatro meses; e comecei a postar no Instagram, comecei a entender todo esse sentido de como trabalhar, que seria com os pais e com os professores. E com isso, fui melhorando o meu canal  e adequando o conteúdo. (sic).


Por fim, a Prof.ª Fernanda explana que o Instagram foi o lugar onde mais se identificou e possibilitou a primeira oportunidade como formadora de professores com o Workshop “Todos somos Matemáticos”, abrindo portas para novos trabalhos e oportunidades de interação com pais e seguidores do canal.

Fique por dentro de todas as novidades das boas práticas na educação matemática através do Blog Matema TDIC.