O professor Eder, criador do canal Eder Marinho – Matemática, destaca que as novas mídias permitem repensar as aulas de matemática no atual mundo digital que vivemos. Por entender que a internet pode ser uma aliada no processo de ensino e aprendizagem, o docente decidiu criar seu canal no YouTube: Eder Marinho – Matemática [link].
![]() |
Prof. Eder UFOP - MG. (arquivo pessoal) |
O docente salienta, porém, que os vídeos
não intencionam substituir as aulas presenciais, mas serem aliados de
estudantes e professores. A ideia é agregar, não substituir.
O software pode ser baixado gratuitamente pelo site www.geogebra.org e também está disponível para smartphones nas lojas de aplicativos.
O canal Eder Marinho – Matemática apresenta no momento um curso, em constante construção, do GeoGebra voltado para professores de matemática, onde se discute rotinas básicas que podem ser trabalhadas em sala de aula.
A ideia central do curso de
GeoGebra do canal é sempre explorar (com o software) assuntos de maneiras que
seriam impossíveis ou difíceis de serem feitas com lápis e papel, mas sempre
focando nos conceitos.
O canal também irá oferecer cursos voltados para alunos de graduação das áreas de ciências exatas, como Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear, Geometria Analítica entre outros.
No momento está em fase de construção um curso de Pré-Cálculo (para
atender a demanda de estudantes que apresentam dificuldades no Cálculo) e de
Análise Real, um assunto que costuma ser encarado como difícil pelos estudantes
de graduação.
No momento o canal possui algumas
playlists voltadas a discutir conteúdos de ensino fundamental e médio. O
professor Eder acredita que seu canal pode contribuir no aprendizado de
estudantes de diversas áreas como Matemática, Engenharias, Estatística, Física,
Economia ou qualquer área em que a matemática se faz necessária.
O professor destaca que o principal objetivo do Canal Eder Marinho – Matemática é permitir uma reflexão matemática ampla e colaborar com estudantes de cursos presenciais e EAD.
Eder salienta que o foco não é “transferir” conhecimento, mas criar situações para que os seguidores possam promover suas próprias construções mentais necessárias com o uso das ferramentas tecnológicas disponíveis.
Link para o canal Eder Marinho – Matemática [link].