Últimas

7/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Podcasts: inovação da prática docente nas aulas remotas

 

  https://export-download.canva.com/0pjmA/DAEiUZ0pjmA/3/0/0001-3378323569.png?X-Amz-Algorithm=AWS4-HMAC-SHA256&X-Amz-Credential=AKIAJHKNGJLC2J7OGJ6Q%2F20210624%2Fus-east-1%2Fs3%2Faws4_request&X-Amz-Date=20210624T120332Z&X-Amz-Expires=27197&X-Amz-Signature=04c560c3fdef6e25a30f8adcda17bd9729856a2f28fdd4eebe3198d6573676c9&X-Amz-SignedHeaders=host&response-content-disposition=attachment%3B%20filename%2A%3DUTF-8%27%27Design%2520sem%2520nome.png&response-expires=Thu%2C%2024%20Jun%202021%2019%3A36%3A49%20GMT

No último ano, a utilização do podcast, como ferramenta de ensino, vem conquistando os meios digitais, devido aos seus consideráveis ​​benefícios no processo de aprendizagem, principalmente em meio a pandemia da Covid-19.

Da mesma forma, os podcasts tem sido considerado um dos instrumentos ideais para alcançar e manter a motivação dos alunos no desenvolvimento de inúmeras competências do conhecimento.

Prof. Carlos Roberto, natural de Jequié, radicado em Guarulhos-SP, atualmente professor do Colégio Marconi, utiliza desta ferramenta como forma de relacionar metodologias ativas digitais em ascensão com a aprendizagem e trabalho cooperativo-colaborativo no ensino da Filosofia e História.

 
 Prof. Carlos Roberto - Arquivo Pessoal

Prof. Carlos conta ao blog MatemaTDIC sua experiência sobre o uso do podcast no ensino digital. Segundo Carlos, o podcast é utilizado como uma ponte dentro da disciplina, para atender a necessidade dos estudantes, principalmente no Ensino Médio, na aprendizagem dos temas das atualidades que caem nos principais vestibulares do país e no ENEM, seja para apropriar de subsídios para compor a redação ou mesmo para compreender os enunciados das questões implicadas no contexto atual.

Para compor os próprios podcasts utilizados em aula, Carlos faz pesquisas em podcasts de notícias de vários veículos para referenciar o trabalho, extraindo enunciados de economia, política, sociedade, cultura, mundo e ciências, no mínimo três notícias por semana em que o professor elabora um resumo para leitura com links de acesso da notícia em sua íntegra, assim, o podcast auxilia na compreensão desta leitura e subsidia a avaliação semanal da disciplina.

O Colégio Marconi possui parceria com o Google for Education desde 2018, capacitando os professores sobre uso das tecnologias nas aulas.  Na pandemia de 2020 o colégio estava preparado para atender o ensino à distância, com a formalização digital das aulas, conseguiram fazer a transição entre a aula tradicional para a digital, colocando em prática tudo o que foi aprendido ao longo destes anos.

Por este motivo, o podcast se tornou uma ferramenta que proporciona uma enorme flexibilidade na divulgação de conteúdos de forma fácil e regular, Carlos cita que a formação do Google for Education trouxe o conhecimento da extensão Voice Recorder, utilizada para gravar entre dez e quinze minutos de podcast e dispondo-o ao aluno semanalmente via Classroom do Google, onde estes formalizam seus feedbacks sobre o assunto.

Desta forma, os alunos reconhecem o aprimoramento de suas habilidades comunicacionais e linguísticas e, para Carlos, os podcasts constituem uma ferramenta adequada de ensino-aprendizagem, principalmente para a melhor compreensão sobre o tema abordado.

O podcast se tornou um meio muito útil para o ensino a distância ou virtual, devido possibilitar a autonomia e a liberdade, podendo ser reproduzido ou em qualquer momento e em qualquer lugar.

Essas características promoveram um avanço nas aulas de humanas do Colégio Marconi, que do ponto de vista pedagógico, ofereceu inúmeras possibilidades educacionais relacionadas à criação de projetos de ensino e à organização de redes de troca de informações úteis e assim, promover uma aprendizagem significativa e abrangente para os alunos.

Por fim, Prof. Carlos salienta que com criatividade, o podcast pode se tornar uma ferramenta útil para todas as disciplinas, a exemplo da matemática onde este pode ser utilizado em temas de curiosidades e assim possibilitar o interesse do aluno pela disciplina.

Sobre o Prof. Carlos Roberto

Professor Graduado em História e Filosofia, pós-graduado em História, sociedade e cultura (PUC-SP), Ensino de Filosofia (UFSCAR), Ciências da Religião (UNYLEYA), Filosofia da Religião (Universidade Metodista), História da Teologia e da Igreja (Batista Teológia SP/em andamento). Atuou como professor concursado de História e Filosofia da rede pública de São Paulo por 9 anos. Atualmente trabalha na rede particular de ensino além de produzir e ministrar cursos online, palestras e dar aconselhamento, mentoria e consultoria nas áreas de teologia, desenvolvimento humano e filosofia. 

 

Fique por dentro de todas as novidades das boas práticas na educação matemática através do Blog Matema TDIC.