Motivar, inovar e criar um contexto lúdico e prático de aprendizagem é uma das melhores formas de aumentar o interesse do aluno para a aprendizagem matemática, o uso da TDIC pode ser considerado a maneira mais atrativa para esta ação.
Aluno do sétimo semestre de licenciatura em Matemática (Ananindeua -Pará/PA) na ESMAC - Escola Superior Madre Celeste, Rogério Ribeiro trouxe em seu perfil no Instagram (@matematicadiboa), conteúdos básicos da matemática como forma de tirar o medo cultural e aversão na disciplina, considerando vários aspectos, como na vida profissional, lazer e formação do pensamento lógico.
Rogério Ribeiro - Arquivo Pessoal |
Rogério Ribeiro conta que a ideia do “Matematicadiboa” surgiu no primeiro semestre de dois mil e vinte, quando um professor do curso de licenciatura solicitou a criação de mapas mentais com foco no conteúdo do Enem.
Desta forma, Rogério Ribeiro pode utilizar a tecnologia para criar conteúdo. compartilhar e multiplicar a matemática, o Instagram foi a forma de chegar mais rapidamente a proposta ao aluno e público em geral e a habilidade consiste em estimular o uso do pensamento matemático.
Logo o perfil conquistou seguidores, chegando ao primeiro 1K (mil seguidores), construindo vínculos afetivos, amizades, interação social entre os jovens, alcançando alunos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.
Por fim, Rogério Ribeiro complementa
que a possibilidade positiva com o uso da tecnologia está na forma como utiliza
todos os cenários visuais na prática de ensino, como a exemplo das resoluções
das questões do ENEM ou mesmo em desafios, onde o estudante, além de elaborar
ilustrações divertidas e que prendem a atenção do aluno, utiliza o IGTV como
forma de fazer demonstrações e assim, aguçar a curiosidade sobre a matemática
de forma leve e divertida.
Fique por dentro de todas as novidades das boas práticas na educação matemática através do Blog MatemaTDIC.