As novas tecnologias são uma ferramenta fundamental para
facilitar a aprendizagem de conteúdos curriculares de diferentes disciplinas.
A Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que conquistou
espaço entre os educadores criadores de conteúdos digitais e tornou-se uma
ferramenta de ensino inovadora, útil e eficaz em diferentes campos
educacionais.
Professor Helvécio Júnior, residente de Nepomuceno – MG, cria
conteúdos com o uso da Realidade Aumentada e expõe em suas redes sociais
(@verso.mat) e no Canal do YouTube Verso - Prof. Matemática, o canal conta com mais
de mil e trezentos seguidores.
Explorando todas formas de realidade aumentada do aplicativo GeoGebra 3D (Geogebra Augmented Reality), Prof. Verso fornece em seus conteúdos a
compreensão da visão espacial dos objetos matemáticos, a interação entre a
realidade de operações que envolvem objetos colocados em um contexto real
e por parametrização.
Prof. Verso, como foi apelidado, salienta que em termos redes
sociais, o professor se desdobra em várias possibilidades atrativas para
tentar atingir a garotada que está ainda na fase do ensino médio (sic). A
motivação dos alunos e seu envolvimento com a aprendizagem são fundamentais
para alcançar uma aprendizagem eficaz e ajuda os alunos a desenvolver
habilidades que podem ser desenvolvidas em outros ambientes fora da sala de
aula.
Através do Canal do YouTube Verso - Prof. Matemática, o Prof.
Verso compartilha resoluções de questões
de matemática presentes no PAS-UFLA, ENEM, principais vestibulares nacionais e
questões de raciocínio lógico que mais aparecem em concursos.
Além das redes sociais, Prof. Verso cria aplicativos
matemáticas que estão disponíveis no PlayStore: Calculadora Combinatória,
Criptografia RSA, PAS - UFLA: Matemática, MMC e MDC, entre outros.
Sobre o GeoGebra 3D (AR)
O aplicativo GeoGebra 3D ou GeoGebra AR, utiliza a câmera do smartphone,
basta apontar a câmera para um local e trabalhar com todas as possibilidades do
ambiente. O GeoGebra 3D permite aos usuários a sobreposição de modelos virtuais
em cima de fluxos de vídeo, incluindo o stream de vídeo da câmera do
dispositivo.