Últimas

7/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

As TDIC e a inovação nas práticas educacionais

 

 Por Rosângela Cafasso - Blog Matema TDIC


As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) conquistaram espaço na prática educativa, a sociedade global desenvolveu ao longo das últimas décadas, habilidades em adquirir grandes quantidades de informações através do uso da tecnologia nano, como no caso dos smartphones e tablets.

 A diferença entre TIC e TDIC

Existe uma pequena diferenciação entre TIC e TDIC.

No início do milênio, as propostas educacionais elaboravam conteúdos e softwares apenas para o uso restrito do computador.

A sigla TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) - usada como sinônimo de TDIC - era referenciada para o meio da tecnologia focado na produção de informação e comunicação, muitos autores não diferenciariam os dois termos. 

A diferença entre TIC e TDIC está na linguagem tecnológica:  as TIC usam a linguagem analógica como forma de dizimar a informação, usados pelos processos de comunicação. As TDIC, são o conjunto de diferentes mídias de tecnologia digital, a comunicação  é processada pela linguagem binária.

A Prof. MS. Marcela Dâmaris tratou em apenas sete minutos no vídeo "Tecnologia, TIC e TDIC: definição, utilização e diferenças dos conceitos", a forma clara e objetiva sobre a diferença entre TIC e TDIC.


Portanto:
  • TIC=> TV, Rádio, Jornal Impresso.                
  • TDIC=> Smartphone, tablet, computador, entre outros equipamentos que utilizam a linguagem binária.

Na última década, com o aumento do acesso à smartphones, tablets, smart tvs, englobaram a sigla TDIC, onde podemos sistematizar seu conceito pelo conjunto de equipamentos e aplicações tecnológicas (aplicativos) e que permitem o meio de comunicação rápida e eficaz com o uso da internet.

Portanto, as TIC evoluíram para as TDIC, os processos de planejamento de aulas ficaram mais dinâmicos e intuitivos.

A TDIC na BNCC

 De acordo com o documento “Caderno de Práticas” do Ministério da Educação (2020), “as TDICs, com suas tecnologias e recursos digitais devem, cada vez mais, estar presentes no cotidiano das escolas, no entanto, não se esgotam aí”.

A BNCC referencia o uso das TDIC e a sua incorporação na prática docente:

Na educação, as TDICs têm sido incorporadas às práticas docentes como meio para promover aprendizagens mais significativas, com o objetivo de apoiar os professores na implementação de metodologias de ensino ativas, alinhando o processo de ensino-aprendizagem à realidade dos estudantes e despertando maior interesse e engajamento dos alunos em todas as etapas da Educação Básica. (BNCC, 2020. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/193-tecnologias-digitais-da-informacao-e-comunicacao-no-contexto-escolar-possibilidades. Acesso em 27/12/2020.).

Nesse contexto, para promover a alfabetização e o letramento digital serão necessários mudanças nos sistemas educacionais, o que se traduz na oferta da formação contínua de professores no uso das Tecnologias Digitais e melhoria na infraestrutura escolar.

A inovação nas práticas educacionais

A ação educacional saiu do espaço físico, os professores, através das TDIC, se tornaram agentes de transformação da aprendizagem.

Em meio da pandemia do coronavírus, educadores de todas as regiões do Brasil expuseram aulas compartilhadas pelas principais plataformas e aplicativos, como a exemplo do aplicativo ZOOM, Google Meet e Google ClassRoon, grupos de alunos puderam assistir estas aulas e sanar dúvidas com seus professores.

Com esse movimento, o ano pandêmico de 2020 trouxe novas oportunidades profissionais aos educadores, assim surgindo “os educadores influencers”.

Os “educadores influencers” utilizam as redes sociais como Instagram, Facebook e TIK TOK para propor situações de aprendizagem com linguagens acessíveis e de fácil compreensão, conquistando novos públicos além dos seus canais no YouTube.

Portanto, o uso produtivo das TDIC trouxe inovação no ensino e oportunidades profissionais para educadores, estimulando o desenvolvimento de novas habilidades na prática educativa.

Referências

Coll, C., & Rodrígues Illera, J. L. (2010). Alfabetização, novas alfabetizações e alfabetização digital: as TIC no currículo escolar. Em: C. Coll& C. Monereo (Orgs.), Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação (N. Freitas, Trad., pp. 289-310).. Porto Alegre: Artmed.

Freitas, M. T. A. (2008). Computador/Internet como instrumentos de aprendizagem: uma reflexão a partir da abordagem psicológica histórico-cultural. Em: 2ºSimpósio de Hipertexto e Tecnologias na Educação: Multimodalidade e Ensino (Org.), Anais Eletrônicos Recife, PE: UFPE.

[O artigo completo está disponível pelo link: https://www.linkedin.com/pulse/tdic-e-sua-aplica%C3%A7%C3%A3o-nas-pr%C3%A1ticas-educacionais-ros%C3%A2ngela-cafasso/?published=t ]

Fique por dentro de todas as novidades das boas práticas na educação matemática através do Blog Matema TDIC.